quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cheesecake... diferente!!!

O prometido é devido, hoje vou deixar-vos uma sobremesa bem conhecida mas que é apresentada duma maneira bem diferente. Este cheesecake é fácil de preparar e é fantástico!!!

Quenelle de Mascarpone em compota de morango e bolacha

Ingredientes:

500 g de Mascarpone
4 colheres de sopa de açúcar em pó
500 g de morangos ( frescos ou congelados)
1 colher de sobremesa de manteiga
6 colheres de sopa de açúcar
1 pau de canela
Bolacha Maria de chocolate


  1. Numa frigideira, deixar derreter lentamente a manteiga e colocar os morangos, quando estes amolecerem e estiverem praticamente desfeitos, juntar o pau de canela e o açúcar normal. Misturar bem, deixar ferver durante 15 minutos para ganhar consistência. Queremos que fique uma compota não muito espessa, neste processo podem pôr uma pedrinha ou duas de sal para puxar o sabor dos morangos. Apagar o lume e esta parte está pronta.
  2. Numa tigela mistutar bem o mascarpone com o açúcar em pó, e reservar no frio. Sim, também está pronta esta parte!!! Poderão se quiserem juntar umas gotas de sumo de limão ou um pouco de raspa de baunilha para conferir algum sabor, pessoalmente prefiro sem nada mas fica a dica.
  3. Esmigalhar umas quantas bolachas à mão para uma taça.
  4. A sobremesa é para ser servida individualmente, este cheesecake é diferente, para isso vamos empratar duma forma original. Num prato coloque num dos lados uma colher de sopa de compota, com as costas da colher, arrastem a compota até ao outro lado do prato, para criar uma espécie de risco, o movimento deve ser único. Fazer uma quenelle com o mascarpone, isto é, usar a mesma técnica de quando se faz um pastel de bacalhau. Finalizar com um pouco de bolacha por cima.



Simples, rápida e fácil de fazer mas simplesmente deliciosa, sobretudo bem diferente do habitual!!! Experimentem que vão gostar ;-)

Na próxima semana irei colocar uma receita vegetariana... Não percam!!!


2 comentários: