sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Palmiers de azeitona com salmão fumado e crème fraîche de limão

Esta receita é excelente para experimentarem durante o fim-de-semana, é uma entrada e diz quem provou que é deliciosa! Vai muito bem com um vinho tinto nestas noites frescas e chuvosas!!!

Palmiers de azeitona com salmão fumado e crème fraîche de limão

Ingredientes: 

1 embalagem de salmão fumado
1 lata de azeitona sem caroço
1 dente de alho picado (ou 2 para quem gostar do sabor a alho)
2 colheres de sopa de azeite
Oregãos, sal e pimenta q.b.
1 embalagem de massa folhada fresca *
1 embalagem de crème fraîche 
1 limão

* Estas embalagens estão na zona dos frescos nos supermercados, já vêm estendidas logo são de muito mais fácil utilização. Poderão comprar duas embalagens dado que irá sobrar pasta de azeitona.



  1. Pré-aqueça o forno a 200º 
  2. Vamos fazer a pasta de azeitona e poderão fazer de duas formas, se preferirem utilizar um liquidificador juntem as azeitonas, o alho, o azeite, os oregãos, o sal e a pimenta, liguem o liquidificador até formar uma pasta e está pronto... o principio é o mesmo com a varinha mágica, juntar todos os ingredientes num copo alto ou numa tigela e bater até formar uma pasta. O azeite ajuda a criar uma emulsão, poderão sempre colocar mais um pouco, a pasta deve ficar consistente e fácil de espalhar sobre a massa mas sem escorrer.
  3. Vamos fazer os palmiers. A massa folhada deverá ficar sempre no frigorifico até ser utilizada, assim o seu manuseamento é muito mais fácil, estender a massa mas deixá-la estendida sobre o papel de origem, guardem este papel porque vão utilizá-lo para levar ao forno. Depois da massa estendida espalhem a pasta de azeitona sobre a massa com ajuda duma espátula, basta criar uma camada fina. Para criar a forma do palmier devem enrolar do seguinte modo, enrolar a massa de um dos lados, sobre si mesma até meio e seguir o mesmo processo na outra parte da massa. Vão ficar com um rolo, aparem as pontas, cortem os palmiers com cerca de 1 cm e já está. Por fim devem dispor os mesmos sobre o papel que vinha com a massa, num tabuleiro e levar ao forno, os palmiers devem ficar deitados e espaçados entre si dado que vão crescer no forno. No forno eles ficam entre 10 a 15 minutos, mas vão deitando o olho até os verem dourados.
  4. Enquanto os palmiers estão no forno preparamos o crème fraîche. Vertam o liquido da embalagem numa taça e juntem umas gotas de sumo de limão, vão provando e vejam quando está ao vosso gosto. Podem também colocar um pouco de raspa que irá conferir mais sabor a limão, o sumo dá a acidez.
  5. Último passo, retirar os palmiers do forno e colocar numa travessa, cortar o salmão em pedaços e dispor ao lado na mesma travessa juntamente com a taça do crème fraîche e está pronto a comer. 



Experimentem e deliciem-se!!!

DICA: A pasta de azeitona que sobrar podem guardar no frigorífico, poderão utilizá-la por exemplo numa massa ou fazer umas bruschettas. 

Tenham um bom fim-de-semana e se puderem e quiserem experimentem a receita, quero saber o que acham!!!

Nota: Um dia destes vou experimentar fazer o principio desta receita mas em vez da azeitona utilizar pimento e substituir o salmão fumado por bacon e ou presunto. Sendo que no caso da pasta de pimento vou colocar algum picante, e no bacon ou presunto vou passar numa frigideira ou no forno para ficarem estaladiços. Um fio de mel sobre o bacon/ presunto deve ficar delicioso e criar um contraste de sabores de doce e salgado. Fica a nota se quiserem atrevam-se!!! :-)

2 comentários:

  1. Isto é simplesmente delicioso!!!!
    Beijos!!

    Mana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que fazer lá em casa ;-) beijooooo mana, do mano!!!

      Eliminar