quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pizza...

Ontem foi um daqueles dias em que me apetecia chegar a casa e relaxar, abrir uma boa garrafa de tinto e ver futebol, resolvi fazer uma pizza. Aqui fica a receita de uma pizza simples, fácil de fazer, e uma conjugação engraçada de sabores:

Pizza de Presunto com cebola caramelizada e mozzarella di bufala

Ingredientes:

1 pacote de masa fresca para pizza ( está na mesma zona da massa folhada e quebrada)
1 cebola roxa
100 g de presunto
1 bola de mozzarella di bufala
2 colheres de sopa de açúcar
Azeite
Oregãos q.b

Ontem não quis ter trabalho e comprei massa para pizza já pronta, no entanto quem quiser pode fazer a massa e aqui fica a receita:

Ingredientes
    250g de farinha tipo 55
    5g de sal fino
    12,5g de fermento de padeiro
    125g de água
    12,5g de azeite extra-virgem


Peneirar a farinha para uma tigela e misturar com o sal, dissolver a levedura em água morna, juntar a água com a levedura e o azeite à farinha e amassar, passar a massa duma tigela para a bancada da cozinha e ir amassando até esta ficar lisa e elástica, formem uma bola e se fizerem pressão com o dedo no centro e ela voltar à forma original é sinal que está pronta. Tapar com um pano e deixar levedar durante cerca de 3 horas. Depois será só esticar para fazer a pizza.



  1. Numa frigideira com um fio de óleo deitar a cebola cortada em meia lua e duas colheres de açúcar, ir mexendo de vez em quando e ao fim de 8 a 10 minutos temos uma bela cebola caramelizada. Lume brando. Pré-aqueçam o forno a 200º.
  2. Estender a massa da pizza num tabuleiro, e caso usem a de compra aproveitem o papel em que ela vem para levar ao forno, escusam de sujar mais louça. 
  3. Dispôr a cebola na base da pizza, colocar o presunto e depois a mozzarella, cortem mesmo com as mãos para ficar com um ar mais rústico. Finalizar com os oregãos.
  4. Levar ao forno cerca de 10 minutos ou então até a base e o queijo estar dourado.
Está pronto! Na minha opinião a conjugação do doce da cebola com o salgado do presunto e a textura da mozzarella é fantástica!!! Experimentem que não se vão arrepender...




Sem comentários:

Enviar um comentário