segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Francesinha... à minha moda

Pois muito bem, o prometido é devido e para comemorar as mais de mil visualizações do blog vou deixar-vos aqui a minha receita da francesinha.

Francesinha... à minha moda!!!

Ingredientes:

Para a sandes:

2 fatias de pão de forma
Linguiça
Salsicha Fresa ou de lata
Bifana
Chourição ou Salami
Fatias de Queijo Flamengo

Para o molho:

1 frasco de polpa de tomate
1 pacote de creme de marisco
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 folha de louro
2 malaguetas pequenas picadas
1 cerveja média
1 copo de vinho branco
1 Shot de whisky ou brandy
1 Shot de vinho do porto
Azeite
1 colher de sopa de molho inglês
Sal e pimenta q.b.
Picante

Molho:

  1. Comecemos pelo molho... panela ao lume com um fio de azeite e o molho inglês, colocar a cebola, o alho, o louro e a malagueta e deixar alourar, quando tiverem no ponto despejar o vinho branco, deixem evaporar o álcool e deitar a polpa de tomate, aproveitem o frasco para um passo seguinte. Deixar cozinhar um pouco, sempre em lume brando.
  2. No frasco que reservamos da polpa de tomate, deitamos o pó do creme de marisco para o seu interior e enchemos um pouco mais de meio de água, tapar o frasco e agitar bem, assim evitamos que fique com grumos e fica bem dissolvida. Despejar para a panela. Se ficar algum resto no frasco, colocar mais um pouco de água, agitar e despejar novamente. Deixar cozinhar mais um pouco.
  3. Colocar no molho a cerveja, o vinho do porto e o whisky ou brandy. Deixar ao lume, mexendo o molho de vez em quando. Temperar de sal e pimenta e colocar picante a gosto.
  4. Deixar o molho em lume brando durante 10 minutos para apurar bem. Provem e temperem ao vosso gosto de sal e picante, se sentirem alguma acidez no molho devido ao tomate coloquem um pouco de açúcar.
  5. Passem o molho com uma varinha mágica, mas tirem a folha de louro primeiro. Se quiserem um molho mais "limpo" podem sempre coar o mesmo. Levem novamente ao lume para levantar fervura e está pronto.
Pão:

Dispôr uma fatia de pão num tabuleiro e colocar sobre  ela a bifana (grelhada ou frita), a salsicha ( grelhada ou frita), a linguiça e o chourição ou salami. Tapar com a outra fatia e cobrir com as fatias do queijo flamengo. Sejam generosos no queijo, eu pelo menos gosto. Levar ao forno a gratinar, 180º 5 a 7 minutos.

Empratar:

Usem um prato fundo, coloquem o pão já gratinado no centro e deitem sobre ele o molho bem quente. Caso queiram acompanhem com batata frita, quem gostar pode também estrelar um ovo.


Dica: O molho que sobrar podem congelar e utilizar numa próxima vez. Se quiserem tirar alguma coisa de dentro do pão, ou acrescentar, fica ao vosso gosto.

Esta receita é um dos meus "segredos" mais bem guardados e resolvi partilhar convosco para "celebrar" as mais de 1000 visualizações do blog. Espero que gostem... experimentem e obrigado por seguirem o BigPeter na Cozinha!!! :-)



6 comentários:

  1. Se tu soubesses o que gosto de francesinha, não me fazias isto...eu preciso de começar a minha dieta ASAP!! =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh mulher tu tas tao bem... Nao te preocupes com isso ;-)

      Eliminar
    2. É como no anúncio..."parece, mas não é!" ;)

      Eliminar
    3. Oh bolas, se tu dizes quem sou eu para contrariar... e eu a pensar que tinha um olho clinico para estas coisas!!! lol

      Eliminar