quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Linguine nero com gambas

Hoje a receita é super fácil de fazer, para mim deliciosa, e nem 10 minutos demora a cozinhar.

Linguine nero com gambas

Ingredientes:

Linguine nero
Gambas ( podem claro ser congeladas, ou o tipico miolo de camarão)
Azeite
Alho
Sal e Pimenta q.b.

Não especifico quantidades porque depende para quantas pessoas cozinhem. No caso do linguine utilizem um medidor de esparguete, as gambas/ camarão é conforme queiram e no alho no minimo utilizem um dente para duas pessoas. Podem utilizar também, caso gostem, um pouco de picante para dar algum "calor" ao prato (gosto particularmente duma malagueta vermelha das grandes, utilizo só um pouco fatiada), as ervas aromáticas também são bem vindas, alecrim ou oregãos vão muito bem.


  1. Pôr uma panela ao lume com água e deixar ferver, colocar um pouco de sal. Quando a água estiver a ferver bem colocar o linguine a cozer entre 6 a 8 minutos, aos 6 fica al dente que para mim é o ideal. 
  2. Enquanto a massa coze, numa frigideira, colocar um fio de azeite com um dente de alho picado, a malagueta caso utilizem e as gambas. Quando as gambas estiverem rosadas é sinal que estão prontas. Temperar com sal e pimenta e as ervas aromáticas.
  3. Quando as gambas estiverem prontas a massa deverá também estar cozida, escorram-na e coloquem a mesma na frigideira onde fizeram as gambas e envolvam bem, caso a frigideira seja pequena, coloquem tudo na panela onde cozeram a massa. Está pronto.
Dicas: Se utilizarem gambas ou camarão congelado deixem-nos descongelar bem para não terem depois muita água na frigideira. Se quiserem preparar o prato com antecedência façam o seguinte, quando a massa estiver pronta e escorrerem a água, passem-na por água fria, assim param a cozedura e fica na mesma al dente e não correm o risco dela colar. Juntem só na altura de servir às gambas e aqueçam.


Mais uma receita, mais uma ideia, experimentem e espero que gostem!

4 comentários:

  1. Por incrível que pareça, faço este prato muitas vezes. Precisamente porque é simples e rápido. E adoro Linguine nero :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A menina sabe ;-) ... temos que combinar um jantar de degustação e fazes a reportagem para o " Na ponta da Madeixa" LOL

      Eliminar
  2. Muito bom! Adicionalmente, junto rúcula!
    Dá aquele travo amargo que fica tão bem neste prato!

    Parabéns Peter, está um blog estupendo, como não podeia deixar de ser!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha querida e sim a rúcula vai muito bem aqui.
      Beijoooooo

      Eliminar